2 de maio de 2014

Descobrindo um talento: Alexandre Carlos

Jovem busca espaço e estabilidade profissional na música romântica

Entrevista ao programa Coisas da Terra da TV Asa Branca

Nascido em Gravatá – PE, Ivaldo Nazario, mais conhecido como Alexandre Carlos, 23 anos, é cantor, compositor e cursa graduação em jornalismo no Unifavip - DeVry. Desde 2008 canta profissionalmente em bares, festas e eventos do nordeste (Rio Grande do Sul, Paraíba e Pernambuco). O gênero que canta é romântico, quando questionado do porque dessa escolha respondeu – “É a maneira de mostrar através de uma canção simples, com poucas notas musicais a verdade que o 'povão' apaixonado sente”. 

O mercado fonográfico transformou-se com o tempo, hoje vender música e iniciar carreira como cantor tem vantagens e desvantagens. A internet é uma forte aliada de artistas em geral, porém quando falamos de música encontramos contrastes, grandes artistas nacionais e internacionais a usam para divulgação, venda de suas produções e manter o público mais próximo. Contudo existe o lado obscuro dessa ferramenta, a distribuição ilegal via web, baixar músicas em sites sem autorização é prática comum de internautas, ainda mais daqueles com baixo pode aquisitivo. Comprar música se tornou raro, apenas quando os consumidores curtem muito aquele cantor ou DJ.

É preferível disponibilizar faixas e vídeos no YouTube, SoundCloud e MySpace para os ouvintes conhecerem o seu mais recente trabalho (CD e/ou DVD) e assim ter maior lucro com a venda dos shows em tournê. iTunes, Amazon, Spotify e outros são sites onde podemos comprar legalmente todos esses produtos. Atualmente os artistas se destacam primeiramente na internet para depois serem contratados por grandes gravadoras.

Segundo Alexandre a maior dificuldade para se destacar é o grande número de bons cantores no mercado e sua competitividade, além de talento é preciso investimento pesado, os que estão com sucesso são aqueles apadrinhados por outros artistas e produtores renomados. Isso é algo verídico, ter evidência, hits e bons videoclipes sem dúvida alguma é preciso dinheiro e profissionais qualificados.

Ele gravou cinco CDs independentes, o seu mais recente trabalho é 'Alexandre Carlos – Não Sei Viver Sem Você' produzido no estúdio MV Klave – Recife, em 2013 e lançado no começo deste ano. O álbum contem seis composições dele, amigos também participaram na produção da obra, o compositor e cantor Paulo Márcio e a cantora Monike Carvalho. O lançamento do CD foi através do Tradicional Festa de Belinha, um evento anual promovido pela prefeitura de Gravatá, onde ele teve seu  maior público, aproximadamente 5 mil pessoas.
Capa e contracapa de Alexandre Carlos - Não Sei Viver Sem Você
Ouça aqui as músicas do cantor: http://goo.gl/X9Tqw9

Vídeos via YouTube:

Entrevista: Alexandre Carlos ao Coisas da Terra - TV Asa Branca
Alexandre Carlos - Sertaneja
Alexandre Carlos - Te vivo