2 de junho de 2015

6 dicas para navegar com segurança na internet


Em tempos de superexposição nas redes e contas falsas, você deve saber se proteger, a internet possibilita os usuários fazerem coisas incríveis e infinitas. Isso tem um lado legal, mas também um lado bem perigoso: gente que você não conhece pode estar te seguindo, te curtindo, te vigiando sem que você perceba. Para continuar só com o lado bom dessa história, siga os passos abaixo:

1. Adicione em suas redes sociais pessoas conhecidas - Adicionar amigos de amigos, ou gente que diz que te conhece, mas que você não se lembra bem quem é, pode ser furada. Pessoas mal-intencionadas podem fazer má uso das suas informações pessoais. Caia fora de perfis de pessoas do exterior, que tem cara de ser falsos! Antes de adicionar um amigo, cheque laços em comum ou alguma prova concreta de que você realmente conhece a pessoa. Mande um inbox e analise a resposta. Dá pra sacar quando a pessoa está sendo sincera, e realmente te conhece, e quando está apenas te enrolando para tirar vantagem.

2. Proteja seus álbuns de fotos - Na hora de divulgar as fotos daquela balada incrível a gente não pensa, mas o fato é que álbuns de fotos podem revelar muito de seus hábitos, seus amigos e os lugares que você frequenta. Você sabia que dá para selecionar quem você deseja que veja determinado álbum, foto ou publicação? Tente filtrar aquilo que você julga necessário. Você pode ter ótimos amigos na internet, mas nem todos podem ser 100% confiáveis.

3. Seja discreto - Compartilhar ideias e links é legal, mas ninguém precisa saber em que shopping você está passeando com seus amigos, certo? Prefira escrever mensagens genéricas e faça tweets enigmáticos em vez de dar pistas muito pessoais. Isso ajuda até naquela hora em que você quer dar uma indireta para determinada pessoa.

4. Não divida a sua senha com ninguém - A senha do seu Facebook, Twitter ou Tumblr funciona como a sua senha do banco. É importante que você já saiba que senha a gente não divide com ninguém. Elas são uma forma segura de proteger as informações que você decidiu não compartilhar. Além disso, elas garantem que só você publique nas suas redes. Em todos e qualquer relacionamento há brigas e no seu círculo de amizade não será diferente, um amigo hoje talvez não seja amanhã, pode brigar com você e se aproveitar de tanta confiança. Guarde-a com segurança e a memorize, lembre-se de trocá-la com frequência.

5. Não dê detalhes no seu perfil - Na hora de preencher um perfil forneça o endereço da sua casa, seu e-mail pessoal ou qualquer número de telefone apenas em perfis profissionais e/ou de trabalho como é o caso do LinkedIn. Esse tipo de informação facilita que você vire alvo de spans e criminosos. De convencer que te conhece a simular sequestros relâmpagos, com muitas informações em mãos, tudo fica mais fácil.

6. Fique atento(a) aos perfis falsos - Se você não conhece bem quem está do outro lado, desconfie. Pergunte detalhes da vida dele(a), observe suas reações, peça para vê-lo(a) na webcam ou para conversar por áudio, tente perceber se ele não cai em contradições nas conversas. E caia fora no primeiro sinal de incoerência. Ah! Se começarem a surgir mensagens estranhas e/ou suspeitas, tire print de tudo e salve em um arquivo no computador. E se você tiver a privacidade invadida de alguma forma, procure uma delegacia para fazer a ocorrência. Invasão de privacidade online é crime, cyberbullying é crime.