5 de outubro de 2015

Hoje começam as inscrições para Vestibular 2016 do IFPE

Oportunidades são para cursos técnicos e superiores dos 15 campi do IFPE

 


Nesta segunda-feira (5), começam as inscrições do Vestibular 2016 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). São oferecidas 6.332 vagas para cursos técnicos e superiores nos 15 campi da Instituição. Uma das novidades é a criação dos cursos técnicos em Cozinha (Campus Cabo de Santo Agostinho) e Alimentos (Campus Barreiros).

Há 1.684 vagas em cursos técnicos na forma de articulação Integrada, voltado para quem deseja aliar a formação técnica às disciplinas do Ensino Médio; 4.028 na Subsequente para quem já concluiu o Ensino Médio e 120 na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de 500 vagas para cursos superiores.

Para se inscrever, os candidatos devem acessar até o dia 25 deste mês o site cvest.ifpe.edu.br, preencher a ficha de inscrição e emitir o boleto, no valor de R$ 25 (cursos técnicos) e R$ 50 (superiores). O pagamento deve ser feito somente nas agências do Banco do Brasil até o dia 26. Para os que concorrerão às vagas dos cursos oferecidos na modalidade Proeja, as inscrições são gratuitas.

ISENÇÃO - Aqueles com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, oriundos de escolas públicas, bolsistas de escolas privadas e egressos de programas como Mulheres Mil e Proifpe também podem solicitar gratuidade na inscrição até o dia 8 de outubro, através do site da CVEST. Depois, o candidato deve procurar o campus onde pretende concorrer à vaga, no período de 6 a 9 deste mês, das 9h às 12h e das 14h às 17h, para entregar a documentação exigida. A lista dos contemplados será divulgada no dia 14. Todos os candidatos que conquistarem a isenção já estarão automaticamente inscritos no Vestibular 2016.

COTAS - Metade das vagas do Vestibular é oferecida pelo Sistema de Cotas e reservada a candidatos oriundos da rede pública de ensino. No momento da inscrição, esses candidatos poderão optar por subcotas de renda ou etnia. A primeira é destinada a quem tem renda familiar per capta de até um salário mínimo e meio. A segunda opção é voltada para negros, pardos e índios. Ainda há cotas para moradores da Zona Rural ou filhos de agricultores que optem por cursos com vocação agrícola. Neste caso, a reserva é de 25% das vagas de ampla concorrência (não cotista).

As provas do Vestibular estão marcadas para o dia 29 de novembro e terão 30 questões de múltipla escolha, no caso dos cursos técnicos; e 50 questões mais prova de redação, no caso dos cursos superiores.


VAGAS - CAMPUS BELO JARDIM

1ª Entrada
INTEGRADO (Curso técnico + ensino médio)
72 vagas - Agropecuária
36 vagas - Agroindústria
36 vagas - Informática
SUBSEQUENTE (Curso técnico voltado para quem tem 2º Grau completo)
36 vagas - Agropecuária
36 vagas - Agroindústria
36 vagas - Informática
SUPERIOR
30 vagas - Música

2ª Entrada
SUBSEQUENTE
36 vagas - Agroindústria
30 vagas - Enfermagem

Outras informações podem ser obtidas através do site da Comissão do Vestibular (CVEST) ou pelo telefone (81) 2125 1724.